Aspetos pessoais e sociais de um empregado de mesa


Qualidades de um empregado de mesa

Não seria razoável ignorar, muito menos contestar, a importância da colaboração do pessoal numa atividade caracterizada por aspetos tão profundamente humanos, como é sem dúvida, o caso da hotelaria.
Com efeito, o pessoal é um dos elementos mais influentes na produção e no rendimento dos estabelecimentos hoteleiros e similares, concorrendo com o seu esforço, dedicação e capacidade de trabalho para o êxito funcional e comercial do empreendimento que serve.
Naturalmente, o profissional do ramo hoteleiro deverá reunir em si atributos físicos, qualidades morais e aptidões técnicas que recomendam para o desempenho da função, permitindo-lhe extrair do esforço desenvolvido e das instalações e equipamentos postos à sua disposição, o melhor resultado possível.

Qualidades físicas e morais que um empregado de mesa deve possuir:

  • Ser pontual e cumpridor;
  • Possuir saúde robusta;
  • Cuidar da sua higiene pessoal;
  • Não descurar a sua apresentação: barbeado, penteado, unhas curtas e limpas, vestuário asseado;
  • Usar sapatos pretos e peúgas da mesma cor;
  • Procurar ter elegância e sobriedade nos seus gestos;
  • Não usar jóias durante o serviço, apenas aliança;
  • Sorrir, mas não rir;
  • Falar pouco, responder com atenção e precisão;
  • Ser amável e simpático, sem ser servil;
  • Apresentar-se com aprumo;
  • Manter uma atitude correta, nunca se apoiar nem encostar a uma mesa, cadeira, aparador, paredes;
  • Andar com desembaraço, mas não correr, aproveitar os passos, planificando o serviço com antecedência;
  • Permanente desejo de colaboração;
  • Durante o serviço deve estar sempre munido de saca-rolhas, esferográfica, fósforos ou isqueiro e um pequeno bloco de notas.

          No entanto, os atributos físicos e qualidades morais atrás referidas não serão suficientes se não tiverem a completá-las uma adequada preparação técnica profissional.