Evolução do Restaurante

Ao longo dos anos os restaurantes e os seus conceitos foram-se modificando, podemos verificar algumas diferenças no seguinte quadro.

PASSADO
PRESENTE
Uma refeição num restaurante, não estava ao alcance de todos, nem com tanta frequência.
Os restaurantes estão ao alcance de todas as classes sociais, que os frequentam regularmente.
Havia poucos restaurantes – menos procura, menos oferta
Existem muitos restaurantes. A procura aumentou e a oferta aumentou.
A variedade de estilos de restaurantes era muito limitada.
Podemos encontrar hoje em dia, muitos estilos de restaurantes.
Os géneros utilizados nos restaurantes eram quase sempre de fabrico caseiro.
Grande parte dos géneros, são pré-preparados.
Existiam muitos funcionários por parte dos clientes.
A mão-de-obra foi reduzida ao mínimo possível.
O funcionário de mesa tinha baixas habilitações literárias e não tinha formação profissional. Nem uma remuneração justa, nem os seus direitos como outro profissional.
O funcionário de mesa, é uma pessoa culta, devidamente formada, fala diferentes línguas, recebe uma remuneração justa e têm todos os direitos, como outro profissional.
A divisão hierárquica era muito elaborada ( chefe, sub-chefe, chefe de turno, ajudante de turno aprendiz, etc.)
A divisão hierárquica, é muito mais simplificada.
O serviço de mesa, sobretudo nos hotéis, era muito elaborado e demorado.
O serviço de mesa é mais prático e simplificado.
A diferença social entre o cliente e o empregado de mesa era geralmente grande.
Existe uma baixa diferença cultural.
O cliente de baixa classe social, não se preocupava muito com aspectos como a higiene, a apresentação ou a qualidade de vinhos e outras bebidas.
O cliente é cada vez mais exigente.
O serviço era maioritariamente manual. Ex: tickets.
O serviço é auxiliado por computadores e máquinas especializadas.