Higiene Pessoal e Apresentação


HIGIENE

A higiene é, além de um preceito, um dever que jamais deve ser esquecido, por quantos exercem esta profissão e pretendem valorizar-se dentro da mesma.

HIGIENE FÍSICA E DO VESTUÁRIO

É exigido aos profissionais, o corte de barba diário, o cabelo devidamente tratado, bem como tratamento geral da boca e dentes. Não fumar durante as horas de serviço nem ingerir alimentos com odor forte, tais como: alho, cebola ou semelhantes.
Indispensável o banho diário e higiene das roupas interiores e exteriores, bem como o uso de desodorizante que não seja demasiado activo.
Não esquecer a limpeza das mãos e unhas.
As empregadas de mesa, quando usem cabelos compridos, devem, além de limpos e bem tratados, usar qualquer adorno que os mantenha fixos.
No entanto seria incompreensível exigir do pessoal a rigorosa observância dos preceitos de higiene e asseio e não lhe proporcionar, ao mesmo tempo, as facilidades que tornem possível a satisfação daquele objetivo.
A falta de instalações sanitárias adequadas e em número suficiente determina, não só que os empregados sejam, muitas vezes, compelidos a trabalhar em condições que contrariam os objetivos prosseguidos, como convida à desordem e indiferença pelas regras a que, de outra forma, se submeteriam facilmente.

Aspetos Base:
  • Uniforme/farda limpa e engomada;
  • Meias pretas ou da cor das calças (as raparigas devem usar collants da cor da pele);
  • Sem anéis (exceto aliança ou um anel nas raparigas), pulseiras, piercings ou brincos grandes;
  • Sapatos limpos e engraxados;
  • Cabelo cortado e penteado (as raparigas devem usá-lo apanhado);
  • Barba cortada (diariamente);
  • Não usar perfumes ativos;
  • Unhas cortadas e limpas;
  • Dentes cuidados e lavados;
  • Não fumar antes do serviço (se o fizer deve lavar os dentes);
  • Não usar maquilhagem acentuada, nem unhas pintadas com verniz de cor;


2 comentários:

  1. E o homem usar barba ? Que mal tem isso eu acho que a profissão de empregado de mesa é das piores profissões que existem, eu fui e na verdade sou um empregado de mesa a 22 anos mais o menos , agora dono de um restaurante mas é uma profissão cheia paradigmas e manias e exigências onde o empregado deveria ser bem mais remunerado e mais valorizado.
    Enfim um nojo de profissão , um constante servir os outros e ainda por cima muitas vezes gente que não tem onde cair morto mas que adoram fazer o empregado ...criado ...repito merda de profissão, em horário repartido ninguém tem vida , ninguém tem relações , ninguém tem NADA

    ResponderEliminar
  2. Porque não se pode usar unhas de gel com cor? E se puder usar quais as cores que são permitidas?No meu ver mais vale unhas arranjadas do que as verem todas roídas ou degradantes. Acho que unhas arranjadas não é símbolo de falta de higiene mas sim um valor para a própria pessoa e a mesmo nível de clientes. (falo em hotelaria e restauração)

    ResponderEliminar