Relações Humanas e Profissionais


Com Colegas da Secção

         Dos bons contactos com os colegas da secção e outros, resulta em regra um ótimo e salutar ambiente de trabalho que se irá refletir em todas as secções no campo profissional, e não só... Honestidade, colaboração, compreensão, entreajuda e tantas outras atitudes, colocam as relações em lugar de eleição pelos imensos frutos que podem produzir no campo do trabalho quotidiano.
         Não relegar para outrem as culpas que são nossas. Não tentar resolver mentindo, o que tão bem se resolvia com verdade.
         Colaborar honestamente, permite que outros colaborem connosco e o trabalho seja mais fácil e produtivo.

Com Superiores Hierárquicos

         Para que o superior não sinta a necessidade de exibir a sua superioridade.
         Para quê, obrigar o superior a usar a sua força?
        O trabalho, custa muito menos se for feito de boa vontade, e, ainda menos de livre vontade. Portanto, quando uma tarefa tem de ser executada, deve – se fazer livremente e em vez de uma ordem, receber – se – á um elogio.

Contactos com os Clientes    

         Ao contactar com os clientes e de toda a conveniência que se use de um certo tato e perspicácia, pois, se por um lado se reconhece que não se deve usar de servilismo, por outro não podemos esquecer que a posição de cliente, pois para isso pagam, lhes confere certos direitos que não podemos ignorar.
         E, agora sim, as relações humanas, permitem que cada um se coloque no seu lugar, sem ter de roubar a uns ou a outros, aquilo que a situação lhes confere.

       Damos um exemplo:
-          “Agora estou a servir o relojoeiro, –
-          Daqui a uma hora está ele a vender – me um relógio.”

0 comentários:

Enviar um comentário