A Origem do Restaurante

O TERMO RESTAURANTE

A origem do termo restaurante (restauração) não é tão antiga quanto se possa imaginar, pois não está ligada desde o seu início à alimentação, como poderia parecer.
Até meados do século XVIII, mais propriamente em 1765, apenas se serviam comidas nos Albergues e Estalagens com um menu fixo e a horas fixas. Estes estabelecimentos eram associados para poderem defender os seus interesses. Uma das regras desta associação era a seguinte: Só as Estalagens e Albergues podiam fornecer refeições (guisados).
Nesta data, porém apareceu um indivíduo de nome BOULANGER que abriu em Paris um estabelecimento com venda de sopas ao Público as quais considerou ótimas para a “restauração” das forças humanas, pelo que as denominou “Restaurants”,

Escrevendo um visível letreiro por cima da porta:
BOULANGER FORNECE “RESTAURANTS” DIVINAS

Juntando ainda a seguinte frase, escrita em Latim:
VENITE AD ME, VOS QUI STOMACHO LABORATIS, ET EGO RESTAURABO – VOS.
(Vinde a mim vós que padeceis do estômago, e eu vo-lo restauro)

Pretendendo enriquecer a sua ementa, e como não lhe era permitido servir guisados por não estar filiado na associação dos estalajadeiros, BOULANGER resolveu um dia, fornecer aos seus clientes “PÉS DE BORREGO COM MOLHO BRANCO”. Por este facto, foi-lhe movido um processo pela dita associação, que afinal resultou em seu benefício, criando-lhe uma enorme fama e fazendo publicidade aos seus produtos.
Por fim Boulanger ganhou a causa visto que o parlamento deliberou que os pés de borrego com molho branco não eram um guisado ”ragout” e assim toda a cidade de Paris se quis certificar do valor gastronómico e imaginativo da especialidade de chéz Boulanger. Até o Rei Louis XV, por indicação de Moncriff, seu amigo íntimo, fez servir o famoso prato de Versailles, embora como guloso e glutão que era, não tivesse ficado entusiasmado com a iguaria.

Assim, segundo as palavras de Brillat-Savarin:
“Boulanger, criou uma profissão que levara à fortuna todos os que a exercerem de boa fé, ordem e habilidade”.

Depois de Boulanger o primeiro ”Restaurant” digno desse nome foi fundado por Beauvilliers em 1783, o qual encerrou as suas portas em 1793, devido a efeitos revolucionários desta data. Com a revolução, e devido à dissolução da associação dos Estalajadeiros e a perda de certos privilégios, os restaurantes multiplicaram-se, permitindo ao povo refeições de acordo com o seu gosto e disponibilidades. Outras versões foram e vão aparecendo como: Snack-Bar, Self-service, Cantinas, Refeitórios, Coffee-shops, Sandwich-bar, etc.